CAMPANHA SOBRE O USO CONSCIENTE E REUSO DA ÁGUA

A água é um recurso essencial para a vida humana e para terra. Esse recurso está presente na maior parte do planeta, compõe parte do nosso corpo e é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, abastecimento de casas e indústrias e entre outras.

Embora seja um recurso naturalmente renovável, segundo dados da Agência Nacional de Águas – ANA, somente 2,5% de toda a água do planeta é doce, ou seja, a água potável é um recurso finito, e atos como a poluição e o desperdício só diminuem as suas reservas e por isso é necessário que esse recurso seja utilizado de forma consciente.

Como forma de diminuir o desperdício de água potável, existem alguns hábitos que você pode adotar dentro de casa, dentre elas, praticar a reutilização das águas cinzas, como água da máquina de lavar e do ar-condicionado.

A água de reuso é um procedimento de usar água que já foi utilizada no dia a dia para que possa ser utilizada novamente, como por exemplo para lavar calçadas, lavar a casa, regar plantas, lavar automóveis como carros e motos, dentre outros.

Além de praticar o reuso da água, também precisamos adotar algumas medidas conscientes no nosso dia a dia. Se liga nas dicas:

• Tome banhos rápidos, cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização;
  • Desligue as torneiras enquanto escovar os dentes e fizer a barba;
  • Conserte descargas, torneiras para evitar vazamentos;
  • Reaproveite a água da chuva para lavar o quintal e aguar as plantas, paradescarga, limpeza do carro, do chão de casa, entre outras utilidades.

Praticar o consumo consciente de água é importante para evitar os desperdícios e reduzi o consumo sempre que possível.