Esgotamento Sanitário: Direito de Todos!

Após a utilização da água em atividades domésticas, é necessário que a mesmapassepor um tratamento para que possam ser destinados de forma adequada no meio ambiente.

O método de tratamento de Esgotamento Sanitário é o mais utilizados para tratar águas residuais, esse tratamento retira as impurezas de diversas naturezas, muitas delas nocivas ao ser humano e ao ambiente

Quando essa água não passa pelo devido tratamento, ocorre contaminação por doençasinfecciosascomo febre tifoide, cólera, leptospirose e hepatite A. Além do impacto na saúde e bem-estar das pessoasocorre impacto no meio ambiente.

O despejo do esgoto não tratado, nas águas dos rios, provoca a destruição do ecossistema, com a mortandade dos peixes e a destruição da flora. E apenas 50% da população brasileira têm acesso à coleta de esgoto.

Municípios que não possuam esgotamento sanitário podem usar como alternativas as fossas sépticas que fazem o tratamento primário do esgoto doméstico, além de simples é uma forma barata de realizar o tratamento.

Objetivos maiores o tratamento pelas fossas são:

  • Evitar riscos de contaminações.
  • Não prejudicar as condições para sobrevivência de diversos ecossistemas.
  • Evitar a contaminação do solo, rios e lagos.
  • Importante no combate a doenças como a cólera, por exemplo.

Deve haver a colaboração entre a comunidade e autoridades para realizara disposição correta do efluente doméstico.

Compartilhe essa notícia...

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Praça Zuza Tavares - Centro Fone: (63) 3658 1466 - Prefeitura Municipal de Aurora do Tocantins

email: prefeitura@auroradotocantins.to.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support