Educação Sanitária – Novos Tempos

Na pandemia da COVID-19, foi necessário adotar várias práticas sanitárias e ambientais para prevenir a disseminação desse vírus, hábitos higiênicos contribuíram para manter a saúde da população protegida.
Em casos de saúde pública a Vigilância Sanitária tem um papel conscientizador de utilizar ferramentas para auxiliar a população a ter comportamentos que sejam saudáveis e não destruam o meio ambiente. Ela não se limita somente aos aspectos burocráticos, mas assume também as tarefas de fiscalização.
Nesse sentido, a Vigilância Sanitária utiliza a educação sanitária para transformar a vida da comunidade. Essa ferramenta é um conjunto de práticas educativas que visa promover o conhecimento e mudanças no comportamento da população, diante dos problemas sanitários através de hábitos que envolvam cuidados com a saúde e o meio ambiente.
Algumas ações podem auxiliar no comprometimento dos deveres para ajudar a melhorar as condições do ambiente em que vivemos:
• Verifique se há vazamento em mangueiras e torneiras;
• Regue o jardim utilizando baldes em vez de torneiras;
• Não deixe a água corrente enquanto escova os dentes;
• Feche a torneira ao ensaboar as mãos;
• Jogue o lixo nas lixeiras, ajude a preservar o meio ambiente;
• Lembre-se pequenas ações ajudam a preservar o meio ambiente. A educação sanitária é crucial para movimentar mudanças positivas no nosso cotidiano. Ela proporciona para a comunidade ações educativas para que se tornem agentes multiplicadores, através da conscientização sanitária, possibilitando um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida.

Compartilhe essa notícia...

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Praça Zuza Tavares - Centro Fone: (63) 3658 1466 - Prefeitura Municipal de Aurora do Tocantins

email: prefeitura@auroradotocantins.to.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support