Prefeitura Municipal de Aurora comemora o dia Mundial da Água

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, informa que em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo principal objetivo é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos, portanto, é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso.

A água é um recurso natural de valor inestimável, sendo vital para os ciclos biológicos e para o equilíbrio do meio ambiente. É composta pela molécula H2O, formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), e é fundamental para a vida de todas as espécies.

Os seres humanos, são formados por aproximadamente 80% de água, e para que o organismo funcione adequadamente, é necessário consumi-la diariamente, o que garante a manutenção das funções vitais e a conservação de nossa saúde.

No dia a dia muitas vezes o ser humano acaba sem perceber fazendo algumas atividades que acarretamno desperdício da água, entretanto necessita-se saber como economizar esse recurso nas diversas áreas da residência, para que possa efetuar ações que preservem esse bem precioso.A seguir tem-se algumas dicas de como economizar a água:

No Banheiro:

• Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
  • Não tome banhos demorados
  • Mantenha a vávula de descarga do vaso sanitário sempre reguladae não use o vaso como lixeira ou cinzeiro
  • Conserte os vazamentos o quanto antes.

Na Cozinha:

• Antes de lavar os pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
  • Mantenha a torneira dechada ao ensaboar as louças
  • Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada
  • Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia
  • No Jardim, Calçada e Quintal
  • Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira.
  • Não use mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura
  • Prefira o uso do regador ao da mangueira para regar as plantas.

Na Torneira

• Nunca deixe a torneira pingando, sempre que necessário troque a “carrapeta”.
  • A perda por vazamento em torneira é muito grande

Praça Zuza Tavares - Centro Fone: (63) 3658 1466 - Prefeitura Municipal de Aurora do Tocantins

email: prefeitura@auroradotocantins.to.gov.br